Mestrado Profissional

Os cursos do Mestrado Profissionalizante, constituem-se na melhor opção de capacitação e aperfeiçoamento profissional para todos aqueles que, egressos dos cursos de graduação plena de nível superior, defrontam-se com as complexas mudanças que estão a ocorrer na economia e sociedade contemporâneas e os seus correspondentes impactos no mercado de trabalho.

Em decorrência deste contínuo processo de mudança, requerem-se, cada vez mais, profissionais com elevado nível de atualização técnica para atuarem com base em padrões de elevada competência técnica.

Mestrado em Economia do Setor Público

As novas relações entre Estado e economia que se desenharam no Brasil, a partir da década de 1990, passaram a exigir um perfil diferenciado do técnico governamental com atividade na área econômica, em comparação ao período anterior. Ao recuo do papel do Estado como produtor de bens e serviços corresponde à necessidade de avanço em sua capacidade regularizadora. Ultrapassada a dominância quase absoluta das políticas de estabilização será preciso, no novo contexto, de moeda mais estável e abertura ao exterior, definir outros rumos e instrumentos para as políticas industrial, cambial e monetária, além de reformar a estrutura fiscal. Considerando-se, ainda, a crescente impaciência da sociedade com as inadequações e ineficiências do aparelho estatal, fica claro que o pessoal técnico do setor público deverá estar, para responder aos desafios dessa nova fase, convenientemente preparado, em termos de capacitação profissional.

O Mestrado em Economia do Setor Público (MESP) é um curso de pós-graduação stricto sensu que, sem prejuízo da qualidade acadêmica, dá ênfase a um conteúdo que interessa de perto à formação profissional de seus alunos. O MESP destina-se a economistas ou graduados de áreas afins que exerçam atividade profissional relacionada à esfera econômica de atuação do poder público. Esse perfil abrange, em princípio, uma gama de especialistas como técnicos das áreas de receita, orçamento ou controle interno, tanto no nível federal como em outras áreas da esfera do governo; gestores públicos, de forma geral; assessores parlamentares, pessoal técnico ligado aos Tribunais de Contas, órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público, etc.

O objetivo do Mestrado em Economia do Setor Público proporcionar a esses profissionais formação sólida em tópicos escolhidos da moderna teoria econômica do setor público e aplicá-los à análise de questões atuais, de política governamental.

Mais informações http://mesp.unb.br/

Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente

O Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (Mestrado GEMA) é componente do Programa de Pós-graduação em Economia (PPG/ECO) desde 1998, quando foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (CEPE/UnB). Foi o primeiro Mestrado Profissional aprovado na UnB.

Os professores doutores que lecionam no Mestrado GEMA são membros do Centro de Estudos em Economia, Meio Ambiente e Agricultura (CEEMA/ECO/UnB) e do PPG/ECO com uma vasta produção científica relacionada com temas da Economia Ambiental, Economia Ecológica e Economia Agrícola.

Dez disciplinas compõem a grade curricular do Mestrado GEMA em um total de 32 (trinta e dois) créditos. Em todas essas disciplinas, a ênfase é em conceitos econômicos essenciais para a análise da problemática ambiental, em especial em temas relacionados com diversidade biológica, mudanças climáticas, recursos hídricos, resíduos sólidos, entre outros.

Além dos créditos em disciplinas, mestrandas e mestrandas devem elaborar Dissertação de Mestrado a ser submetida à Banca Examinadora. Ao longo desses vinte anos, mais de 200 dissertações foram aprovados no Mestrado GEMA.

Os candidatos ao Mestrado GEMA são, predominantemente, técnicos do setor público (federal, estadual e distrital) e do terceiro setor. Não obstante, inúmeros profissionais ligados ao setor privado já cursaram o Mestrado GEMA. Os candidatos ao Mestrado GEMA possuem, em sua maioria, bacharelados em biologia, engenharia, engenharia florestal, economia e direito.

Diversos Mestres em Economia – Gestão Econômica do Meio Ambiente – têm dado prosseguimento aos seus estudos em Programas de Doutorado, no próprio PPG/ECO, em outras universidades brasileiras ou no exterior. Pouco mais de duas dezenas delas ou deles exercem atividades docentes em instituições de ensino superior do Brasil.

Mais informações em http://www.ceemaunb.com

Mestrado Profissional em Economia – Área de Concentração em Gestão Econômica de Finanças Públicas

O atual contexto sócio econômico caracteriza-se por necessidades cada vez maiores de mudanças nas organizações. Em decorrência dos grandes avanços tecnológicos, da crescente integração econômica que se faz presente em diversos campos, os gestores públicos vêem-se obrigados a repensar a forma como são gerenciadas suas organizações.
Ao se tentar inferir sobre as grandes mudanças que deverão ocorrer nas organizações nos próximos anos dificilmente encontra-se um caminho comum, seja em termos da construção de modelos ou na formulação de políticas públicas e diretrizes que se mostrem mais adequadas a esse novo ambiente. Entretanto, uma constatação é unânime: a de que as grandes transformações que deverão ocorrer em termos de gestão organizacional estarão relacionadas à forma como as organizações lidam com seu ativo mais valioso, qual seja, o seu corpo de colaboradores. Decorre daí a necessidade imperativa de formação e atualização continuada de recursos humanos nos diversos setores.
Neste contexto, visando obter maior cientificidade na condução dos projetos relacionados a gastos público, o presente trabalho trata da proposta referente ao Projeto de Capacitação por intermédio de ações voltadas para curso de pós-graduação strictu sensu em economia, área de concentração finanças públicas.

Mestrado Profissional em Economia – Área de Concentração em Finanças

A Área de Concentração de Finanças proporciona uma formação que engloba os conceitos de Teoria Econômica e a prática da Econometria, Engenharia Financeira e Ciência de Dados dividida nos seguintes tópicos:

  1. Apreçamento de Ativos e Modelos de Equilíbrio: Noções Básicas de Microeconomia. Lei do Preço Único, a Hipótese de Não-Arbitragem e Modelos de Equilíbro e Apreçamento de Ativos como o CAPM e o APT. Estimação dos modelos, suas aplicações e seus desvios.
  2. Teoria de Carteiras, Engenharia Financeira e Mercados Financeiros: Teoria Média-Variância e extensões.  Gestão de ativos e passivos. Contratos Derivativos e de Opções. Estimação e Implementação Computacional dos principais modelos.
  3. Finanças Corporativas e Administração Financeira: Avaliação de empresas, Valor Presente Líquido e Opções Reais. Estrutura de Capital e suas implicações. Política de Dividendos e Sinalização. IPO e Recompra de Ações. Fusões e aquisições. Teoria de Agência.
  4. Microeconomia Bancária e Regulação Bancária: Risco Sistêmico, Acordos da Basileia e Regulação Bancária. Supervisão Bancária e Disciplina de Mercado. Imperfeições de Mercado e Desafios da Evolução Tecnológica.
  5. Econometria Financeira, Ciência de Dados e Machine Learning: Mineração de dados. Séries Temporais e Painel de Dados. Problemas de Previsão e Classificação. Inteligência de Mercado. Linguagem Natural.Aplicações em Finanças.
  6. Cenários Macroeconômicos e Macrofinanças: Noções básicas de Macroeconomia. Cenários Macroeconômicos e Previsão Macroeconômica. Mercados de Câmbio. Instituições Financeiras.
  7. Gestão e Governança de Risco: Risco Financeiro, Risco Operacional e Risco de Crédito.

Editais 2024

Editais 2023

Editais 2021

Editais 2020

Edital 05/2020

Edital 02/2020

Gestão Economica em Finanças Públicas Turma Técnicos FUB (23/01/2020)*Finalizado 

Editais 2019