INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO
1. DEFINIÇÃO
Forma pela qual a UnB admite o ingresso de aluno interessado em cursar disciplinas isoladas, sem constituir vínculo com qualquer curso de graduação ou pós – graduação da Instituição.
2. APLICAÇÃO
Portador de diploma de curso superior.
3. SOLICITAÇÃO
O candidato deverá acessar o site https://inscricaoposgraduacao.unb.br/ realizar o registro e, após, acessar o sistema por meio do seu usuário e senha. Em seguida, aparecerá a página “editais com inscrições abertas”. O candidato deverá clicar em PPG Economia – Seleção para Aluno Especial em Economia- realizar a sua inscrição incluindo a documentação solicitada.
3.1. As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo site https://inscricaoposgraduacao.unb.br/.
3.2. Período de inscrição: Conforme calendário acadêmico da UnB.
3.3. Os documentos enviados devem ser escaneados em formato PDF, claramente legíveis e em orientação correta. Serão desconsiderados os documentos que não estejam em formato PDF, fotos, ilegíveis, invertidos ou com erro de digitalização. O candidato receberá uma mensagem de confirmação de recebimento.
DEVERÃO SER DIGITALIZADOS OS DOCUMENTOS ORIGINAIS OU OS AUTENTICADOS EM CARTÓRIO. CÓPIAS DE DOCUMENTOS NÃO SERÃO ACEITAS.
3.4. DOCUMENTOS PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO
3.4.1 O formulário de “Solicitação de Admissão como Aluno Especial na Pós – Graduação” devidamente preenchido e assinado. As disciplinas poderão ser consultadas no menu “lista de oferta”. O formulário e a lista de oferta estão disponíveis no site www.ppgeco.unb.br.
3.4.2 Diploma de curso superior;
3.4.3. Histórico Escolar do Curso Superior;
3.4.4. Carteira de Identidade;
3.4.5. CPF;
3.4.6. Título de Eleitor;
3.4.7. Comprovante de votação (1º e 2º turnos) ou a certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE;
3.4.8 Certificado de Reservista (sexo masculino);
3.4.9. Currículo Lattes;
3.4.10. Comprovante original da taxa de inscrição no valor de R$ 79,00 (setenta e nove reais);
3.5.Os servidores da Universidade de Brasília poderão substituir os comprovantes de pagamento pelo documento atualizado que comprove o vínculo com a Universidade. São eles: ficha funcional atualizada, último contracheque do mês ou termo de posse (para servidores novos).
IMPORTANTE: A certidão de quitação eleitoral não substitui o título de eleitor, substitui apenas o comprovante de votação. Sugerimos ainda a devida atenção quanto ao envio da documentação correta e completa. Enfatizamos que, os documentos encaminhados fora do prazo (antes ou após as datas informadas no cronograma), em formato incorreto, incompleta ou com atraso no envio do comprovante de pagamento da taxa de matrícula terão suas inscrições indeferidas.
3.6. Candidatos que já possuem matrícula de alunos Especiais: Nos campos que solicitam os documentos pessoais, diploma e histórico poderão ser substituídos pela declaração emitida pela Secretaria de Administração Acadêmica – SAA, que consta as disciplinas já cursadas e o número de matrícula. A declaração pode ser obtida na SAA (Prédio da Reitoria). O formulário de Inscrição, currículo e comprovante de taxa de inscrição são de envio obrigatório.
3.7. Ao receber a resposta de recebimento da documentação não significa que esta foi deferida, apenas que foi recebida. É obrigação do candidato e não da secretaria verificar se algum documento estiver ausente.
4. DAS DISCIPLINAS
Cada candidato poderá escolher até duas das disciplinas ofertadas.
5. PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 79,00 (setenta e nove reais) será realizado, exclusivamente, por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União):
5.1. Guia de Recolhimento da União (GRU)
Disponível no endereço: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
- Unidade Gestora: 154040
- Gestão: 15257 – Fundação Universidade de Brasília
- Código de Recolhimento: 28838-1 – Serviços de Estudos e Pesquisa
- Após, clicar em avançar, será requerido o Número de Referência.
- Número de Referência: 4441 (deverá ser obrigatoriamente informado, pois este número corresponde ao Programa de Pós-Graduação em Economia).
- Competência: preencher o mês e ano corrente
- Vencimento: preencher com a data corrente
- CNPJ ou CPF do Contribuinte: informar o CPF do candidato
- Nome do Contribuinte: digitar o nome do candidato
- Valor principal e valor total: R$ 79,00 (setenta e nove reais). Caso o candidato tenha a sua solicitação de inscrição deferida, deverá efetuar o pagamento de R$ 113 (cento e treze reais), por crédito.
- Não haverá devolução da taxa de inscrição e da taxa por crédito de disciplina sob qualquer hipótese (exceto na situação mencionada no item 9, apenas para a devolução da taxa por crédito).
IMPORTANTE: Os comprovantes originais dos pagamentos de inscrição e de matrícula deverão ser guardados pelos candidatos, pois podem ser solicitados caso haja necessidade.
6. CRONOGRAMA
Deverá ser acompanhado.
ATENÇÃO: É obrigação do candidato observar os prazos do cronograma, pois os resultados serão divulgados no site www.ppgeco.unb.br ou na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia. A secretaria não envia comunicados via e-mail aos alunos selecionados.
7. RESULTADO
Após a análise das solicitações, será divulgada exclusivamente no site www.ppgeco.unb.br, menu “pós-graduação” e na secretaria do curso, a lista com os nomes dos candidatos que tiveram as suas solicitações deferidas.
Estes candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 113,00 (cento e treze reais) por crédito da(s) disciplina(s), na forma especificada no item 5.1 e anexar o comprovante original no campo determinado pelo sistema https://inscricaoposgraduacao.unb.br .
Exemplo: Se a disciplina possui 4 (quatro) créditos, o candidato deverá efetuar o pagamento de R$ 452,00 (quatrocentos e cinquenta e dois reais).
IMPORTANTE: O sistema fechará após as 17:59:00 do último dia de inscrições. Documentos fora de prazo não serão recebidos na secretaria, sob qualquer hipótese.
8. AULAS
Enquanto aguardam a análise das solicitações, os candidatos poderão comparecer às aulas e informar ao professor da disciplina que é candidato a aluno especial e está aguardando a divulgação do resultado final.
9. DA DEVOLUÇÃO DAS TAXAS
A taxa de inscrição não será devolvida em nenhuma hipótese. A taxa por crédito será devolvida apenas quando o professor da disciplina escolhida pelo candidato desistir de lecioná-la. Por isso, pedimos aos candidatos que tenham convicção da disponibilidade em cursar a(s) disciplina(s) pretendida(s).